quarta-feira, 20 de julho de 2011

Uma pergunta que anda dando voltas na minha cabeça

Alguém saberia me dizer o que significa "sentir-se culpado por desejar"? E por que alguém haveria de sentir-se culpado por desejar? E como isso surge? E de onde? E quais as consequências dessa culpa?

Preciso escrever sobre isso, mas primeiro tenho que entender o que significa... aiai, vivam essas esfinges que sabem como ocupar a cabeça da gente!
Se ninguém responder vou achar que é outro grande mistério da humanidade.

3 comentários:

  1. Acho que é um sentimento que nasce com os paradigmas criados pela sociedade.
    Está em nossa natureza como ser humano desejar coisas. Sejam elas possíveis ou nao. Nossas ou do outro.
    Se sentir culpado (creio eu) surge com o nascimento da sociedade, onde foram criadas regras e traçados limítes de comportamento certo e errado.
    Assim, quando você, agora ser civilizado, deseja algo que a sociedade lhe diz que você nao deveria desejar, surge o sentimento de culpa pelo desejo.
    Será que acertei ou errei completamente?

    ResponderExcluir
  2. Acho que tem mais a ver com o que eu desejo para mim de mim mesma... haha, que loucura!
    Pode ser que eu ache que nao está certo desejar coisas pra mim, bóóóóó, viajei agora!
    Obrigada pela ajuda!

    ResponderExcluir
  3. Primeiro terias que ver pq não estaria bem desejar isso. Causa que 'males' e pra quem mesmo?

    ResponderExcluir